sábado, 13 de junho de 2009

SOLUBILIDADE
( CONCLUSÃO)


Pelos procedimentos do laboratório, podemos perceber que a propriedade física de solubilidade de uma substância pode ser totalmente confirmada experimentalmente.

O dicromato de potássio, como visto empiricamente, é um sal solúvel em água. No entanto, dependendo de sua concentração e da quantidade de água utilizada, a solubilização poderá ou não formar corpo de chão.

Nos experimentos que realizamos, a quantidade de água foi fixa (10ml) para quantidades variáveis do sal. Contudo, se fosse adicionada certa quantidade de água à solução que formou corpo de fundo (como a do tubo 5, por exemplo), o resíduo sólido formado seria solubilizado. Para uma quantidade até 1g de dicromato de potássio para 10 ml de água, foi comprovado que não há significativamente formação de corpo de chão.

Finalizando, um detalhe a ser observado é que, muitas vezes, uma solução aparenta formar corpo de chão mesmo com pouca quantidade de sal / soluto. Isso ocorre, porém, devido a falta de “centrifugação” da mistura, ou seja, para se adquirir um resultado preciso sobre a verdadeira capacidade de solubilidade de determinado composto, devemos agitar muito bem a solução. Assim, as moléculas irão adquirir movimento e tempo necessários para que ocorra dissolução.


MARINA A. FANELLI, MARIA BEATRIZ, LEANDRO SATO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário